
Um senhor de 80 anos entra no consultório. Ele é diabético, hipertenso e toma múltiplos medicamentos por dia. Sua queixa é uma prótese que machuca, mas o tratamento para ele vai muito além de um simples ajuste. A busca por um “especialista em odontogeriatria em belo horizonte” reflete o reconhecimento de que a saúde bucal do idoso é complexa, interligada à sua saúde geral e exige um conhecimento que transcende a odontologia convencional.
A Odontogeriatria é a especialidade odontológica dedicada ao cuidado do paciente idoso. Não se trata apenas de tratar dentes, mas de compreender as mudanças fisiológicas do envelhecimento, as doenças sistêmicas associadas e as limitações motoras e cognitivas que podem impactar a saúde e a higiene bucal.
O envelhecimento traz consigo uma série de condições que exigem uma abordagem odontológica diferenciada e integrada.
“Uma das queixas mais comuns e subestimadas no idoso é a boca seca, frequentemente causada pelos múltiplos medicamentos que eles tomam”, explica um cirurgião-dentista especialista em odontogeriatria. “A saliva é a proteção natural da boca. Sua ausência aumenta drasticamente o risco de cáries de raiz, doença periodontal e candidíase oral, além de dificultar a retenção de próteses.”
O especialista em odontogeriatria precisa ter um conhecimento aprofundado de doenças como diabetes, problemas cardíacos e osteoporose. “Eu preciso saber qual o nível glicêmico do meu paciente diabético antes de uma cirurgia. Preciso entender os anticoagulantes que um paciente cardiopata toma. A saúde da boca não está isolada, ela é um reflexo e também um fator de impacto na saúde do corpo todo”, afirma.
O tratamento vai além da cadeira do dentista, envolvendo prevenção, manutenção da função e uma comunicação clara com o paciente e seus cuidadores.
O objetivo principal é manter a qualidade de vida do idoso, o que passa diretamente pela capacidade de se alimentar bem. “Nosso foco é na prevenção de doenças, na adaptação e higienização de próteses e na manutenção dos dentes existentes, sempre que possível. Um idoso que mastiga bem, se nutre melhor e tem mais saúde”, ressalta o especialista.
Muitas vezes, o idoso possui limitações motoras ou cognitivas que o impedem de realizar uma higiene bucal eficaz. O odontogeriatra tem também o papel de orientar a família ou o cuidador sobre como realizar essa higiene, adaptando escovas e técnicas para a realidade de cada paciente.
A busca por um especialista em odontogeriatria em BH é a busca por um cuidado integral e humanizado. É o reconhecimento de que os sorrisos que carregam as marcas do tempo merecem a mais alta ciência e o mais profundo respeito.
WhatsApp us