O Aparelho Invisível em BH: A Solução Estética que Convenceu meu Filho a Corrigir o Sorriso
A reação do meu filho adolescente à notícia de que precisaria usar aparelho foi a esperada: um protesto. A ideia de um “sorriso metálico” em plena era das selfies e das redes sociais era um pesadelo para ele. “Pai, todo mundo vai ficar me zoando”. Eu entendia a angústia dele. Mas a necessidade da correção ortodôntica era inquestionável. O impasse parecia real, até que o nosso ortodontista nos apresentou a alternativa que uniu a necessidade médica com o desejo estético do meu filho: o aparelho invisível.
O erro seria forçar uma solução que o paciente, especialmente um adolescente, rejeita. Isso pode levar à falta de colaboração e ao fracasso do tratamento. Encontrar uma solução que o paciente “abrace” é meio caminho andado.
O aparelho invisível, ou alinhador transparente, é uma das maiores revoluções da ortodontia moderna. O conceito é fascinante. A partir de um escaneamento 3D da boca do paciente, uma série de placas transparentes, que se parecem com uma placa de clareamento, é fabricada.
Cada placa é usada por cerca de uma a duas semanas e promove um pequeno e planejado movimento nos dentes. Ao final do período, o paciente troca pela próxima placa da sequência, e assim por diante, até que o sorriso esteja perfeitamente alinhado. A textura do alinhador é lisa, fina e se encaixa perfeitamente nos dentes, tornando-o praticamente imperceptível.
Para o meu filho, as vantagens eram óbvias e irrecusáveis.
Claro, a busca por um aparelho invisível em BH revelou que o custo do tratamento é significativamente maior do que o do aparelho convencional. Foi um investimento que discutimos em família e decidimos fazer, em nome da colaboração e do bem-estar do nosso filho.
Além do preço, o tratamento exige uma disciplina imensa do paciente. O aparelho precisa ser usado por pelo menos 22 horas por dia para funcionar. A responsabilidade é toda do usuário. Essa foi a nossa parte no acordo: nós investiríamos na tecnologia, e ele investiria na disciplina.
O resultado tem sido fantástico. Ver meu filho engajado no próprio tratamento, cuidando do seu sorriso com uma tecnologia de ponta, foi a prova de que a odontologia moderna pode, sim, ser eficaz, discreta e perfeitamente alinhada aos anseios estéticos da nova geração.
WhatsApp us