Cuidando de Quem Cuida: Nossa Jornada por um Dentista SulAmérica Odonto em BH
Minha esposa sempre foi a rocha da nossa família, cuidando de todos nós com uma dedicação incansável. Mas, nos últimos tempos, ela começou a se queixar de dores de cabeça frequentes ao acordar e de uma tensão constante na mandíbula. Como um observador atento, e com o pouco que aprendi em minhas próprias idas ao dentista, suspeitei de bruxismo. “Querida”, eu disse, “está na nossa vez de cuidar de você. Vamos usar o seu plano e investigar isso”. E assim começou nossa jornada para encontrar um bom dentista da SulAmérica Odonto em BH.
O erro é ignorar esses sintomas, achando que são apenas “estresse”. A dor de cabeça tensional e o desgaste dos dentes são sinais clássicos de problemas oclusais que precisam de atenção especializada.
Nossa busca no guia da SulAmérica Odonto foi muito específica. Não procuramos por “clínico geral”. Usamos o filtro de especialidades para encontrar um profissional em “DTM e Dor Orofacial” (Disfunção Temporomandibular). Essa especialidade é focada justamente nos problemas da articulação da mandíbula e dos músculos da mastigação.
Encontramos um especialista com consultório no bairro Serra, uma localização tranquila e de fácil acesso para nós. A possibilidade de encontrar um nicho tão específico dentro da rede do convênio já foi um excelente primeiro sinal.
Fiz questão de acompanhar minha esposa na consulta. O ambiente era calmo, e o dentista, um profissional mais experiente, transmitiu uma grande serenidade. A consulta foi uma aula. Ele fez uma série de testes, apalpando os músculos da face e do pescoço dela. O som do “clique” na articulação da mandíbula dela, que ele identificou com os dedos, era o diagnóstico se materializando.
Ele confirmou o bruxismo de vigília (apertamento dos dentes durante o dia, muitas vezes inconsciente, devido ao estresse) e recomendou o tratamento padrão-ouro: a confecção de uma placa miorrelaxante para uso noturno, para proteger os dentes e relaxar a musculatura.
Enquanto a assistente fazia o molde para a placa, a equipe da recepção já verificava a cobertura do plano SulAmérica Odonto. A boa notícia foi que o plano cobria integralmente a consulta com o especialista e a confecção da placa miorrelaxante.
A textura daquela experiência foi a do cuidado e da parceria. Foi a sensação de, como casal, estarmos ativamente resolvendo um problema de saúde dela. Saímos do consultório não apenas com uma solução, mas com a tranquilidade de saber que o benefício que pagamos estava, de fato, funcionando para o nosso bem-estar.
A jornada para encontrar um dentista da SulAmérica Odonto em BH se transformou em um ato de cuidado mútuo. E me lembrou que o maior valor de um bom plano de saúde não está nos procedimentos que ele cobre, mas na paz de espírito que ele proporciona para a família inteira.
WhatsApp us