Cárie dentária em crianças o que é

A cárie dentária é a doença conhecida como cárie ou cárie. A cárie dentária é causada por certas bactérias na boca que se alimentam de açúcares e carboidratos refinados e produzem ácidos como efeito colateral. Os ácidos aderem primeiro à camada externa dura do dente (esmalte). Os ácidos eventualmente penetram no dente até o mineral mais macio dentro do dente (dentina). Se não for tratada, a cárie dentária pode destruir grandes porções do dente e infectar o nervo (polpa) no centro do dente. Em adultos mais velhos, as superfícies radiculares expostas também correm risco de cárie. A cárie dentária é uma doença altamente evitável com muitos fatores contribuintes.
Fonte de reprodução: Youtube Ianara Pinho Dentista – Implante dentário e Lente de Contato Dental
Quem corre risco de cárie dentária
Todo mundo que tem dentes corre o risco de cárie dentária. Todos nós hospedamos bactérias em nossas bocas, o que torna todos um alvo potencial para cáries. Os fatores de risco que aumentam o risco de cárie dentária incluem:
- Uma dieta rica em doces, carboidratos refinados e açúcares
- Viver em comunidades com abastecimento limitado ou inexistente de água fluoretada
- Má higiene bucal
- Fluxo salivar reduzido
- Ser criança
- Ser um adulto mais velho

Fonte: Cárie dentária em crianças
Prevenindo a cárie dentária
A prevenção de cáries e cáries envolve 6 etapas simples:
- Escove os dentes e a língua duas vezes ao dia, por pelo menos 2 minutos de cada vez, com um creme dental fluoretado.
- A escovação com creme dental com flúor deve começar quando a criança ganha o primeiro dente. Use apenas uma quantidade muito pequena, do tamanho de um grão de arroz.
- Use fio dental diariamente.
- Faça uma dieta bem balanceada e limite ou elimine lanches açucarados.
- Consulte seu médico ou dentista sobre o uso suplementar de flúor ou selantes dentários para proteger os dentes dos membros da família até os 16 anos de idade.
- Pergunte sobre o verniz fluoretado, que pode ser aplicado nos dentes a cada 3 a 6 meses.
- Agende limpezas e exames dentários de rotina a cada 6 meses para você e sua família.

Fonte: Cárie dentária em crianças
O que é cárie dentária em crianças
A cárie dentária é a quebra ou destruição do esmalte dentário, a superfície externa dura de um dente. A cárie dentária pode causar cáries, também chamadas de cárie dentária. São buracos nos dentes. As cáries podem aumentar com o tempo se não forem tratadas. Uma cárie pode atingir profundamente o dente, onde estão as terminações nervosas, causando dor e sensibilidade.

Fonte: Cárie dentária em crianças
O que causa a cárie dentária em uma criança
A cárie dentária é causada por bactérias e outras coisas. Isso pode acontecer quando alimentos contendo carboidratos (açúcares e amidos) são deixados nos dentes. Esses alimentos incluem leite, refrigerantes, passas, doces, bolos, sucos de frutas, cereais e pão. As bactérias que normalmente vivem na boca alteram esses alimentos, produzindo ácidos. A combinação de bactérias, alimentos, ácidos e saliva forma uma substância chamada placa bacteriana que adere aos dentes. Com o tempo, os ácidos produzidos pelas bactérias corroem o esmalte dos dentes, causando cáries.

Fonte: Cárie dentária em crianças
Quais crianças correm risco de cárie dentária
Todas as crianças têm bactérias na boca. Portanto, todas as crianças correm risco de cárie dentária. Mas o seguinte pode aumentar o risco do seu filho:
- Altos níveis de bactérias que causam cáries
- Uma dieta rica em açúcares e amidos
- Abastecimento de água com flúor limitado ou sem flúor
- Má higiene bucal
- Menos fluxo de saliva do que o normal

Fonte: Cárie dentária em crianças
Quais são os sintomas da cárie dentária em uma criança
A cárie dentária pode ser um pouco diferente para cada criança. Aqui está uma maneira comum pela qual os dentes desenvolvem cáries e cáries:
- Manchas brancas começam a se formar nos dentes nas áreas afetadas. Essas manchas significam que o esmalte está começando a quebrar. Eles podem levar à sensibilidade precoce nos dentes.
- Uma cárie precoce é vista no dente. Tem uma cor castanha clara.
- A cavidade fica mais profunda. Torna-se um tom mais escuro de marrom a preto.
Os sintomas de cáries e cáries variam de criança para criança. As cáries nem sempre causam sintomas. Às vezes, as crianças não sabem que têm uma cárie até que o dentista a encontre. Mas seu filho pode sentir:
- Dor na área ao redor do dente
- Sensibilidade a certos alimentos, como doces e bebidas quentes ou frias

Fonte: Cárie dentária em crianças
Como é diagnosticada a cárie dentária em uma criança
O dentista do seu filho muitas vezes pode diagnosticar cáries com base em:
- Uma história completa do seu filho
- Um exame da boca do seu filho (cavidade oral)
- Radiografias dentárias

Fonte: Cárie dentária em crianças
Como é tratada a cárie dentária em uma criança
O tratamento dependerá dos sintomas, idade, higiene bucal e saúde geral do seu filho. Também dependerá da gravidade da condição.
Para crianças, algumas cáries dentárias precoces podem ser tratadas com métodos conservadores, como remoção de placa bacteriana, limpeza da cárie dentária, remineralização dos dentes, uso de flúor suplementar e selantes dentários.
Na maioria dos casos, o tratamento exigirá a remoção da parte cariada do dente e sua substituição por uma obturação. Obturações são materiais colocados nos dentes para reparar danos causados pela cárie dentária. Eles também são chamados de restaurações. Existem diferentes tipos de recheios:
- Restaurações diretas. Eles precisam de uma única visita para colocar uma obturação diretamente em um buraco preparado. Essas obturações podem ser feitas de prata, pós de vidro fino, ácidos acrílicos ou resina. Geralmente são da cor dos dentes.
- Restaurações indiretas. Isso pode exigir 2 ou mais visitas. Eles incluem inlays, onlays, folheados, coroas e pontes. Eles são construídos com ouro, ligas de metais básicos, cerâmica ou compósitos. Muitos desses materiais podem parecer esmalte dentário natural.

Fonte: Cárie dentária em crianças
Como posso ajudar a prevenir a cárie dentária no meu filho
Você pode ajudar a prevenir a cárie dentária em seu filho com estas etapas simples:
- Comece a escovar os dentes do seu filho assim que o primeiro dente aparecer. Escove os dentes, a língua e as gengivas por 2 minutos, duas vezes ao dia, com um creme dental com flúor. Ou observe seu filho escovar os dentes.
- Para crianças menores de 3 anos, use apenas uma pequena quantidade de pasta de dente, do tamanho aproximado de um grão de arroz. A partir dos 3 anos, seu filho pode usar uma quantidade de pasta de dente do tamanho de uma ervilha.
- Use fio dental nos dentes do seu filho diariamente após os 2 anos de idade.
- Certifique-se de que seu filho tenha uma dieta bem balanceada. Limite os lanches pegajosos e ricos em açúcar. Isso inclui batatas fritas, doces, biscoitos, bolos e refrigerantes.
- Evite a transferência de bactérias da boca para a do seu filho. Não compartilhe talheres. E não limpe a chupeta do seu bebê com saliva.
- Se seu filho usa mamadeira na hora de dormir, coloque apenas água nela. Sucos e fórmulas contêm açúcares que podem causar cáries.
- Converse com o médico ou dentista do seu filho sobre o uso de suplemento de flúor se você mora em uma área sem água fluoretada. Além disso, pergunte sobre selantes dentais e verniz fluoretado. Ambos são colocados nos dentes.
- Agende limpezas e exames dentários de rotina para seu filho a cada 6 meses.

Fonte: Cárie dentária em crianças
Pontos-chave sobre cárie dentária em crianças
- A cárie dentária é a quebra do esmalte dentário. Pode causar buracos nos dentes chamados cáries ou cáries dentárias.
- A cárie dentária é causada por bactérias na boca. Essas bactérias produzem uma substância pegajosa chamada placa bacteriana, que pode corroer o esmalte do dente.
- A má higiene oral pode aumentar o risco de cáries dentárias do seu filho.
- Um dentista pode diagnosticar cárie dentária com um exame e raios-X.
- O tratamento pode exigir a remoção da parte cariada do dente e sua substituição por uma obturação.