A Emergência do Dia a Dia: A Busca por um ‘Dentista Perto de Mim’
A vida de um advogado é uma sucessão de prazos e reuniões. O tempo é o meu ativo mais escasso. E foi em um desses dias caóticos que um pequeno, mas irritante, imprevisto aconteceu. Durante o almoço, um pedaço de fibra de um alimento ficou preso de forma muito incômoda sob a coroa de um dente. Tentei de tudo – fio dental, escova interdental – e nada. A sensação era de uma pressão constante e crescente. Eu precisava de ajuda, e precisava ser agora, no intervalo entre uma reunião e outra. Peguei meu celular e fiz a busca mais instintiva e moderna que existe: “dentista perto de mim“.
O erro, muitas vezes, é pensar que precisamos sempre ir ao “nosso” dentista, que fica do outro lado da cidade, para resolver problemas pequenos. A tecnologia de geolocalização nos deu o poder de encontrar soluções imediatas para os percalços do dia a dia.
O que aconteceu em seguida foi a mágica da tecnologia moderna. A tela do meu celular se transformou em um mapa da minha região, no bairro Funcionários, com vários pequenos pinos indicando consultórios odontológicos a poucos metros de onde eu estava. A lista vinha com nomes, endereços, telefones e, crucialmente, avaliações de outros usuários.
A sensação foi a de ter um concierge pessoal na palma da minha mão. Em vez de um pânico de “para onde eu vou?”, tive um leque de opções imediatas.
Minha escolha foi guiada por dois fatores: a proximidade e as avaliações. Ignorei os que estavam a mais de um quilômetro. Dos que estavam a uma distância de caminhada, escolhi um que tinha uma nota alta e vários comentários positivos recentes.
Liguei para a clínica. “Boa tarde, estou com um pequeno problema, um incômodo. Estou aqui perto, na rua de trás. Vocês teriam um encaixe de 10 minutos apenas para me ajudar?”. A resposta foi positiva. “Pode vir, doutor. Uma de nossas dentistas o atenderá entre dois pacientes”.
Caminhei até o consultório. A textura da experiência foi a da eficiência pura. Em menos de quinze minutos, eu estava sentado na cadeira, a dentista, com seus instrumentos precisos, removeu o objeto que me atormentava, e eu estava de volta à rua, a caminho da minha próxima reunião. O alívio foi imenso.
A busca por um “dentista perto de mim” me mostrou o poder da odontologia de conveniência. Para os grandes tratamentos, para o planejamento, eu continuo com meu dentista de confiança. Mas para as pequenas emergências do cotidiano, saber que posso contar com a ajuda de um bom profissional que está a cinco minutos de caminhada é uma rede de segurança que torna a vida na cidade grande muito mais administrável. É a tecnologia a serviço da nossa paz de espírito imediata.
WhatsApp us